Rally de Tavira 2023, último da temporada, com 33 inscritos

O Rally de Tavira marca o final do Campeonato Promo Sul de Ralis e do Campeonato Star Sul de Ralis de 2023, sendo também de assinalar o regresso a algumas das melhores classificativas em piso de terra utilizadas em Portugal, as mesmas que durante alguns anos foram usadas na disputa do Vodafone Rally de Portugal na sua passagem pelo Algarve aquando o regresso da prova Portuguesa ao Mundial da especialidade.

Lembra a organização que neste momento ainda não há definição de vencedores absolutos em nenhum dos campeonatos, e esta será uma prova de "tudo ou nada".

Devido à intempérie que se abateu sobre a zona de Vila do Bispo, obrigando a organização a encurtar o Rali, e por não estar cumprido o mínimo necessário à obtenção do número máximo de pontos, a prova do Rally de Vila do Bispo acabou por ser inconclusiva em termos de Campeonato, já que, os pontos distribuídos foram só metade dos que seriam obtidos em condições normais (não se realizou mais de 65% do percurso), servindo apenas para reduzir o número de candidatos ao ceptro.

À entrada para a última ronda do Campeonato apenas dois candidatos em cada Campeonato podem ainda almejar tal desidrato.

Ou seja, no Campeonato Promo Sul, apenas duas duplas têm "reais" hipóteses de chegar ao título, Fernando Teotónio / Luis Morgadinho e Armando Carvalho / Ana Santos. Apenas 6 pontos os separam com vantagem para Fernando Teodósio, que necessita ficar logo pelo menos atrás de Armando Carvalho, vai ser uma grande luta entre estas 2 equipas.

Armando Carvalho / Ana Santos em Mitsubishi Lancer Evo IX
Armando Carvalho / Ana Santos em Mitsubishi Lancer Evo IX

A matemática permite ainda a Rui Rijo ter uma ténue esperança no Campeonato, mas para este apenas a vitória interessa, esperando que nenhum dos outros pilotos termine o Rali.
Pelo meio existem outras formações que não tendo hipóteses de chegar ao título, podem baralhar as contas do mesmo, pois podem retirar pontos importantes a quem deles mais precisa.

José Viana Martins / Pedro Contente em Peugeot 208 R2
José Viana Martins / Pedro Contente em Peugeot 208 R2

No Campeonato Start Sul de Ralis a situação é muito semelhante, com apenas duas duplas a poderem chegar ao título, sendo que José Viana Martins / Pedro Contente seguem na frente com 7,5 pontos de avanço para Paulo Anselmo / André Silva que ainda mantêm esperanças de chegar ao título de campeões.

E, neste caso as coisas estão um pouco mais complicadas, na medida em que para o piloto de Olhão (Paulo Anselmo) não basta ser primeiro no final do rali, terá que esperar que o piloto de Portimão (José Viana Martins) não termine em nenhum dos lugares seguintes.

De salientar que também aqui a lista de inscritos no Rally de Tavira é bem recheada, havendo sempre a possibilidade de outro piloto se intrometer pelo meio e baralhar as contas.

A lista de inscritos conta com 33 participantes, onde estão quase todos os habituais pilotos que intervêm nos dois Campeonatos.

Recordemos, entretanto, que o Rally de Tavira, a realizar este fim-de-semana (dias 4 e 5 Novembro) vai ter seis classificativas, sendo que para além da Super Especial a realizar no sábado á noite pelas 21h05, teremos as 5 classificativas restantes no domingo, sendo que a classificativa CONCEIÇÃO será percorrida por 3 vezes e a classificativa EIRA DA PALMA por 2 vezes. 

Disputado em pisos de terra, o Rali de Tavira irá para a estrada nos dias 4 e 5 Novembro e terá 160,13 km de extensão, sendo 60,42 km disputados ao cronómetro. 

O Rali tem início marcado para a manhã de sábado (4) com a realização dos reconhecimentos, assim como a realização das verificações documentais e técnicas. Segue-se, ao início da noite, a Super Especial nos arruamentos de Tavira, e para domingo (5) está guardada a disputa ao longo de mais cinco classificativas na Serra de Tavira.
A entrega de prémios e o encerramento da prova está agendada para ocorrer a partir das 16:00 horas.

Tavira, 1 Novembro 2023

Parceiros